• maio 18, 2015

Reajuste dos servidores é inconstitucional, diz presidente do SIAGESPOC

Reajuste dos servidores é inconstitucional, diz presidente do SIAGESPOC

O reajuste salarial de 3,11% concedido ao funcionalismo público de Mato Grosso e anunciado na última sexta feira, 15, pelo governo do estado foi interpretado como uma “provocação” a inconstitucionalidade pelo presidente do Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil, Cledison Gonçalves. “Nós entendemos que essa medida é inconstitucional. Porque a reposição inflacionária é constitucional e tem que ser dada na sua totalidade e não parcelada”, disse o presidente.

O funcionalismo terão 3,11% de aumento, ao invés de 6,22% como anteriormente previsto e obedecendo aos índices inflacionários apontados pelo INPC. Com o aumento linear de 3,11% (contra uma inflação oficial de 6,22%), o governador Pedro Taques (PDT) não cumpriu o que havia prometido durante a campanha do ano passado, de respeitar os índices inflacionários ao conceder aumento ao funcionalismo neste mesmo percentual. Esta é a leitura do presidente do SIAGESPOC que, promete acionar a justiça para garantir o reajuste anteriormente acordado. “Nós temos um reajuste nos subsídios para este mês e fevereiro do ano que vem. Mas, iremos buscar judicialmente o reajuste de 3,11%, porque entendemos que o governador está descumprindo a constituição”, prometeu Gonçalves.

No mesmo diapasão Cledison afirma que o aumento concedido por Taques pegou todos os sindicatos de surpresa, “tem sindicato que não tem nenhuma negociação com o governo, portanto, ficarão com apenas 3,11”, lamentou o dirigente. O aumento concedido de 3,11% e que deveria ser motivo de alegria para todos os servidores, está se transformando em apreensão, especialmente porque, se os aumentos incidirem em apenas parte dos vencimentos e na forma de gratificação, abonos e outros truques contáveis, então o aumento anunciado pode ficar muito aquém das expectativas.

INDÍCES INFLACIONÁRIOS Para Cledison Gonçalves aumento de 3,11% ao invés de 6,22% é uma afronta à constituição Fonte: ASSESSORIA
Edição: 18/05/2015
Crédito Imagens: Assessoria/Siagespoc

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…