- junho 8, 2021
Reestruturação de carreiras na Polícia Civil é pauta de reunião com secretários de Estado
Reestruturação dos cargos de investigador e escrivão de polícia (processo nº 17403/2020), definindo atribuições dos cargos, interstício entre classes, reformulação e diminuição de níveis e compatibilização salarial com as demais carreiras de nível superior do Estado.
Este foi um dos itens da pauta da reunião das diretorias do Sindicatos dos Investigadores da Polícia Civil (Sinpol-MT) e Sindicato dos Escrivães da Polícia Civil (Sindepojuc-MT) com o secretário de Planejamento e Gestão do Estado (Seplag-MT), Basílio Bezerra Guimarães dos Santos, bem como a secretária-adjunta Lidiane Patrícia Ferreira e Silva.
O encontro, na manhã desta terça-feira (08), também abordou a preservação dos direitos adquiridos dos aposentados; o aproveitamento da sobra de dias quando da criação e enquadramento dos níveis, e a alimentação dos policiais plantonistas.
“A discussão com a Secretaria de Planejamento e Gestão potencializa as tratativas já iniciadas com o Conselho Superior de Polícia – PJC/MT, no que diz respeito à reestruturação, bem como, pode viabilizar um desfecho positivo para as demais demandas”, avalia, otimista, o presidente do Sinpol, Gláucio de Abreu Castañon.
Ele ressaltou que recentemente o Conselho Superior de Polícia colocou em pauta o pré-projeto de reestruturação dos cargos, ocasião em que tanto o Sinpol quanto o Sindepojuc manifestaram pela sua viabilidade e legalidade. A deliberação para implementar as mudanças, porém, ficou sobrestada até que sejam apresentadas modificações pontuais e estudo de impacto.
“Daí a importância desta aproximação com a área de planejamento e gestão”, avaliou Gláucio.
O secretário Basílio Bezerra reafirmou que sempre estará a disposição para ouvir e dar os encaminhamentos naquilo que for possível.
Além do presidente do Sinpol e dos secretários da Seplag, participaram das discussões o presidente e o diretor financeiro do Sindepojuc, Juliano Peterson e Osiel da Silva Araújo. O secretário-geral do Sinpol, Arley Xavier, também esteve presente.