- outubro 24, 2016
REUNIÃO DEFINE TEMAS PARA DISCUSSÃO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA
O presidente do Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil de Mato Grosso – Siagespoc, Cledison Gonçalves, encontrou-se com o secretário de Segurança Pública – Sesp, Rogers Jarbas, com a participação do deputado estadual Wancley Carvalho (PV), em uma reunião preparatória da audiência pública que será realizada no dia 22 de novembro para a discussão de temas de interesse da Polícia Civil.
O pagamento de diárias, da etapa alimentação e da jornada voluntária são algumas reivindicações da categoria, consideradas temas importantes da audiência pública do próximo mês. Outro assunto tratado foi a situação dos Cisc Planalto e de Cáceres, onde se verifica carência de pessoal e excesso de outros problemas, como o grande número de veículos apreendidos depositados no pátio daquelas unidades, sem data para serem retirados.
Gonçalves considera que houve avanço nas conversas sobre a audiência. “Já foram feitos os encaminhamentos em busca de melhores condições de trabalho para os investigadores que atuam no Cisc de Cáceres”. Quanto ao Cisc Planalto, o secretário sinalizou que está sendo providenciada a mudança da Central de Flagrantes. A nova sede deve ficar em um prédio com melhores condições de trabalho e que atenda com mais eficiência o cidadão que procura o Cisc para o registro de flagrantes.
De acordo com ele, a intenção é instalar o Cisc Planalto em um prédio mais adequado, com garagem para a entrada de viaturas e que comporte a instalação de celas, de modo a atender as necessidades básicas da unidade.
O presidente do Siagespoc mostrou ao secretário a necessidade de o Cisc Planalto contar com um veículo com capacidade para dez pessoas, para evitar repetição de viagens no transporte de presos. Ele sugeriu a adaptação de um veículo tipo Van, praticamente novo, atualmente a serviço de outros setores do Cisc, para atender as exigências do plantão. Para o sindicalista, alguns dos problemas observados no Cisc Planalto podem ser apenas problemas de gestão.
Quanto aos veículos (automóveis, motocicletas e bicicletas) depositados nos pátios das unidades policiais, há uma “verdadeira montanha deles em Cáceres”, disse o secretário, para quem as medidas que podem levar a uma solução satisfatória (a prensagem) dependem de decisão judicial. “Quem está à frente da unidade deve fazer o pedido ao juiz, para então ser providenciada a prensagem e a destinação final desses veículos para sucata”, explicou.
O deputado Wancley Carvalho informou que participa de um esforço conjunto para a definição de um documento cujo objetivo é arrecadar no ano que vem R$4 milhões de reais em emendas parlamentares, em que cada deputado entraria com R$175 mil reais, em uma emenda conjunta destinada às reformas de unidades. Segundo ele, no rol de beneficiados está incluído o Cisc de Cáceres.
A reunião tratou também da necessidade de elaborar urgentemente as minutas de um projeto de lei sobre as medidas ora discutidas, que será enviado ao Legislativo, fase esta que depende de uma análise jurídica para a celeridade do processo. Tanto o deputado Wancley quanto o secretário Jarbas opinaram sobre a urgência dessas medidas, que permitirão o encaminhamento do projeto ainda neste exercício.
SIAGESPOC & SESP Cledison Gonçalves discutiu os problemas dos policiais civis com o secretário de Segurança e o deputado Wancley Carvalho Fonte: Luiz Cesar de Moraes
Edição: 24.10.2016
Crédito Imagens: