• outubro 1, 2015

Segurança Pública adere à campanha Outubro Rosa

Segurança Pública adere à campanha Outubro Rosa

A Segurança Pública de Mato Grosso é parceira na campanha Outubro Rosa, comemorada mundialmente com o objetivo de mobilizar a sociedade sobre a importância do exame preventivo do câncer e mama. A abertura oficial da campanha aconteceu na noite de quarta-feira (30.09), com a iluminação rosa da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora e apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal de Mato Grosso  .

 
A adesão à 6ª edição da campanha promovida pela MTmamma amigos do peito (Associação de Apoio a Pessoas em Tratamento e Pós-tratamento do Câncer de Mama de Mato Grosso) foi firmada pela Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e a Politec. Em novembro, as instituições da Segurança também estarão na campanha “Novembro Azul”, para ações de prevenção ao câncer da próstata.
 
A secretaria Adjunta de Administração Sistêmica, Sirlei Terezinha Theis de Almeida, ressaltou a importância da participação da Secretaria de Segurança Pública na campanha. “O Outubro Rosa é muito mais que um momento de reflexão. É um importante passo para mudar um comportamento, lançando uma nova maneira da mulher se cuidar. Sabemos que uma campanha como essa pode salvar muitas vidas e vamos mais que nunca participar e incentivar as servidoras da Segurança nesse processo. Quem ama cuida e se cuida. Então chegou a hora da gente se amar e se cuidar cada vez mais”, disse.
 
Como marco do apoio a luta contra o câncer de mama, dois prédios públicos da Segurança, sendo um a Central de Ocorrências da Polícia Civil, na Avenida Tenente Coronel Duarte (Prainha), e o outro o 1º Batalhão da Polícia Militar, na 15 de Novembro, bairro Porto, receberão iluminação rosa.
A diretora de Execuções Estratégicas da Polícia Civil, delegada Maria Alice Barros Martins Amorim, é a coordenadora das ações junto a PJC, e também busca o envolvimento dos servidores nas ações preventivas, como palestras sobre a saúde, agora em outubro, e saúde do homem, no mês de novembro. “A Polícia Civil vê com muita simpatia essa campanha que corrobora para a conscientização da sociedade face ao problema que é o câncer de mama e ao mesmo volta o olhar para dentro da instituição, para nossas mulheres que na correria do dia a dia não têm tempo para cuidar de si mesma. Isso nos lembra que precisamos também de cuidados, dessa atenção especial”, destacou Maria Alice.
 
Na Polícia Militar de Mato Grosso, a adesão é vista como uma quebra de paradigma e mostra preocupação com as mulheres na força policial e também as esposas dos policiais militares. “Precisamos quebrar esse paradigma e trazer esse assunto para dentro dos quartéis. Sabemos que o câncer de mama não é só um problema das mulheres. É também dos homens, que tem ao seu lado uma mulher, e queremos levar isso para dentro de casa, para alcançar o maior número de pessoas”, disse o tenente coronel da PM, Alexandre Mendes.
 
Durante o mês de outubro, a campanha levará informações às mulheres servidoras e homens das forças da Segurança Pública, por meio de palestras, uma já agendada para o dia 9 de outubro, às 9 horas, no auditório Clóves Vetoratto, no Palácio do Governo. No dia 12 de outubro, às 7 horas, os servidores participam da caminhada “Amigos do Peito, no Parque Mãe Bonifácia. Também haverá distribuição do laço cor de rosa, e depois o azul, símbolos das campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.
 
As instituições também preparam ações de endomarketing como post’s para facebook e proteção de tela de computador, lembrando da importância  do engajamento no movimento popular Outubro Rosa, que se tornou mundialmente conhecido pelas ações de prevenção ao câncer de mama.
 
Outubro Rosa


O movimento começou nos Estados Unidos, por lá haver vários estados com ações isoladas contra o câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Com a aprovação no Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional para os americanos de prevenção ao câncer de mama.
 
A história do Outubro Rosa remonta á última década no século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, 1990, e, deste então, promovida anualmente na cidade.
 
Conheça mais acessando o link www.outubrorosa.org.br/historia.htm
 

Fonte: PJC-MT
Edição: Siagespoc – MT
Crédito Imagens: Google

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…