• setembro 30, 2017

SIAGESPOC APOIA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE POLICIAIS CIVIS

SIAGESPOC APOIA CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE POLICIAIS CIVIS
O aumento de ocorrências policiais no meio rural levou à conclusão de que esse setor precisa de maior presença da polícia, e que a polícia necessita de treinamento especial para atender essa carência. Esse raciocínio deu origem ao Primeiro Curso de Combate e Repressão aos Crimes em Ambientes Rurais em Nova Mutum, promovido pela Academia da Polícia Civil, cuja segunda etapa começa segunda-feira (02.10) em São José do Rio Claro, a 300 quilômetros de Cuiabá.
 
O Sindicato dos Trabalhadores da Polícia Civil de Mato Grosso – Siagespoc, é um dos parceiros deste curso, que qualifica policiais civis, policiais militares e do Corpo de Bombeiros, para o desenvolvimento de ações policiais diferenciadas na zona rural.
 
A diretora financeira do Siagespoc, Edleusa Mesquita, disse ter ficado sensibilizada com as razões que justificam a realização desse curso, e decidiu somar esforços ao lado de outras entidades como prefeituras e câmaras municipais, para que a qualificação dos policiais pudesse acontecer. “Muito embora”, segundo lembra, “a responsabilidade pela formação de pessoal é inerente ao Estado”.
 
A primeira etapa, sobre a parte teórica, foi realizada no primeiro semestre, com duração de 60 horas, quando os policiais tiveram conhecimento de legislação ambiental, aprenderam sobre leis estaduais com os especialistas da Sema e do Indea, que deram instruções sobre as leis ambientais. Foi a oportunidade de o aluno ser instruído teoricamente sobre legislação e sobre as questões ambientais em relação ao atendimento do policial.
 
Esta segunda etapa, segundo o policial civil Rodrigo Emiliano, um dos idealizadores do curso, é considerada a parte operacional, com mais 60 horas de duração. Nessa etapa terão início as aulas de tiro e os participantes se submeterão a um treinamento em vários estágios, de modo a aprenderem técnicas para um melhor desempenho da função.
 
Nesta fase, o policial terá treinamento sobre patrulhamento rural, aprenderá técnicas de levantamento de local de crimes em ambiente rural, procedimentos de abordagem, procedimentos de verificação, de como chegar, de como entrar, sobre como agir em casos em que uma família esteja sendo roubada.
 
A equipe de instrutores da Academia da Polícia Civil permanecerá durante seis dias em São José do Rio Claro, treinando e preparando os policiais participantes do curso. De acordo com Rodrigo, o curso despertou interesse geral, e conta com a participação de 20 policiais das delegacias de Tapurah, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, São José dos Quatro Marcos, Diamantino, Arenápolis e Nortelândia.
 

O resultado positivo do curso, de acordo com Rodrigo Emiliano, já pode ser sentido este ano, na região do médio norte, em casos de recuperação de gado roubado. Eles mantêm um grupo de policiais que participaram do curso em permanente contato entre si, para a troca de informações. E também pensam em levar o curso a outras regiões, considerando que Mato Grosso gera riquezas a partir do meio rural, de modo que é necessário ter policiais preparados e especializados para atender essa demanda.  

MEIO RURAL Os participantes aprendem sobre leis ambientais e desenvolvem técnicas de enfrentamento de ocorrências no meio rural Fonte: Luiz Cesar de Moraes
Edição: 30.09.2017
Crédito Imagens:

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…