• junho 1, 2015

SIAGESPOC debaterá novos paradigmas em seminários no interior de MT

SIAGESPOC debaterá novos paradigmas em seminários no interior de MT

Desde o começo da década de noventa as primeiras pesquisas de opinião identificaram que a segurança pública seria um dos temas que deveriam ser levados aos debates dos candidatos ao Governo de Mato Grosso. Isso porque é um assunto que passou a preocupar os cidadãos, diante do aumento das taxas de roubos e homicídios, do consequente aumento da sensação de insegurança e da precariedade na infraestrutura das delegacias, principalmente do interior, da jornada excessiva e da situação adversa do trabalho dos investigadores.

Na última década, a questão da segurança pública em nosso estado passou a ser considerado problema fundamental e principal desafio ao estado de direito. A segurança ganhou enorme visibilidade pública e jamais, em nossa história recente, esteve tão presente nos debates tanto de especialistas como do público em geral. E é com esse propósito que o Sindicato dos Investigadores de Mato Grosso (SIAGESPOC) começará, no final deste mês, a realizar diversos seminários regionalizados nos principais polos do estado. Os eventos serão articulados em conjunto com as Subsedes e discutirá além das questões de segurança pública, a exigência do curso de Direito para ingresso na carreira de investigador, a mudança na nomenclatura para analista criminal e a estrutura nas delegacias de polícia, principalmente as do interior.

“Nós sabemos que muitos investigadores do estado atuam, em situação adversa, e não tem muitos direitos atendidos. Então nós queremos ouvir na base. Queremos fazer um trabalho que nunca foi feito no Siagespoc: que e ir até onde eles estão e ouvi-los in loco”, enfatizou o presidente do SIAGESPOC, Cledison Gonçalves, que afirma ainda discutir a estrutura nas delegacias, “nós queremos passar a polícia civil a limpo, começando pelo interior e debatendo a segurança a estrutura nas delegacias”, pontuou o presidente. Os problemas relacionados com o aumento das taxas de criminalidade e da sensação de insegurança, sobretudo nos grandes municípios de Mato Grosso, a degradação do espaço público, as dificuldades relacionadas à reforma das instituições, entre tantos outros, representam desafios para o sucesso do processo de consolidação de uma política de segurança com êxito no estado.

A amplitude dos temas e problemas afetos à segurança pública alerta para a necessidade de qualificação do debate sobre segurança e para a incorporação de novos atores, cenários e paradigmas às políticas públicas. Na opinião de Cledison os resultados dos seminários nos municípios servirão de elementos para que o governo do Estado tenha um norte na efetivação de sucesso no combate à criminalidade e na valorização do servidor/investigador. “Apresentaremos um relatório desses seminários para o governador Pedro Taques e sentaremos para resolvermos os problemas e as adversidades”, disse Gonçalves.

DEBATE PÚBLICO Sindicato discutirá segurança pública, exigência do curso de Direito para ingresso na carreira e nova nomenclatura para investigador Fonte: Da Assessoria
Edição: 01/06/2015
Crédito Imagens: Arquivo

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…