- março 2, 2018
SIAGESPOC DISCUTE A REFORMA DO ESTATUTO DA PJC EM RONDONÓPOLIS
Esta semana os investigadores da Polícia Civil de Rondonópolis puderam conhecer e discutir os principais pontos da reforma da Lei Orgânica da Polícia Civil (Lei Complementar nº 407), com a visita de membros da diretoria do Sindicato dos Investigadores da Polícia Civil do Estado de Mato Grosso – Siagespoc à sub sede daquele município.
A presidente do Siagespoc, Edleusa Mesquita, disse que a diretoria demonstrou o que já foi discutido e o que se pretende implantar no Estatuto reformado, como é o caso da unificação das carreiras de investigador e escrivão da Polícia Civil.
Ela afirmou que a discussão dessa unificação é uma tendência com chance de ser aprovada, principalmente porque “é um projeto oriundo da Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp, que apresenta muitos pontos positivos. Segundo Edleusa Mesquita, alguns estados também já estudam este tema, que pode ser aprovado em um futuro próximo.
É esta a razão que tem levado a diretoria do sindicato às sub sedes, de modo a envolver um maior número de sindicalizados nas discussões de um assunto que ela considera de grande importância para a categoria. Em primeiro lugar a diretoria promoveu reunião em Cáceres, em seguida em Água Boa, e agora em Rondonópolis.
Foi uma reunião muito oportuna e proveitosa, na visão de Marcos Maciel de Oliveira, diretor da sub sede de Rondonópolis. “Nós precisamos de esclarecimento e postura, e que isso seja levado ao investigador do interior do Estado”, disse ele, citando que os seus colegas sugerem que mais reuniões desse tipo ocorram com mais freqüência na cidade.
No próximo mês, a Polícia Civil montará uma comissão para iniciar a reforma do Estatuto. “É por isso que nós temos como meta consultar a nossa categoria nesse período que antecede o começo dos trabalhos”, disse ela. Quem quiser apresentar opiniões e sugestões deve encaminhar e-mail ao Departamento Jurídico, no endereço reforma407@siagespocmt.com.br.