• maio 11, 2020

Sindicato requer adiamento de aumento da contribuição previdenciária

Sindicato requer adiamento de aumento da contribuição previdenciária

Prevista para entrar em vigor a partir de 1º de junho de 2020, o aumento da alíquota da contribuição previdenciária de 11% para 14% dos servidores civis ativos do Poder Executivo de Mato Grosso, e sobre parte dos proventos dos inativos, pode ser adiada para o ano que vem. É que o Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado protocolou um documento solicitando ao governador Mauro Mendes o adiamento, tendo em vista o cenário atual, por conta do novo coronavírus.

No ofício encaminhado ao Executivo, a presidente Edleusa de Mesquita, justifica que a pandemia tem causado inúmeros prejuízos, dentro eles, à saúde física e psíquica e financeira dos servidores. “Seria um ato de extrema crueldade o Estado de forma legalmente coercitiva, nesse momento, infligir mais esse sacrifício aos servidores públicos”, diz a sindicalista.

Vale lembrar que a Lei Complementar foi publicada em fevereiro no Diário Oficial do Estado (DOE). O desconto incidirá sobre toda a remuneração dos servidores ativos do Poder Executivo, e sobre parte dos proventos dos inativos. Com a nova regra, só estarão isentos desse aumento os inativos que recebem até R$ 3 mil.

Os aposentados que recebem mais que três mínimos terão a isenção da alíquota sobre o valor de um salário mínimo, que equivale a R$ 1.145, e terão o desconto sobre o restante da remuneração.

Além disso, o documento entregue, destaca que a categoria ficará sem reajuste até o fim de 2021, diante da aprovação do Programa Federativo de Enfrentamento ao Covid-19.

“Aguardamos o bom senso do nosso governador, para que seja atendida esse nosso pedido até o fim deste mês”, finaliza a presidente.

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…