• julho 4, 2018

SINPOL-MT APONTA MEDIDAS PARA MELHORAR CONDIÇÕES DE TRABALHO DE IPC’S

SINPOL-MT APONTA MEDIDAS PARA MELHORAR CONDIÇÕES DE TRABALHO DE IPC’S

Um ofício encaminhado pelo Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de Mato Grosso – Sinpol-MT à Diretoria Metropolitana da Polícia Civil – PJC sugere a adoção de escalas de plantão de 12 x  24 e 12 x 72 na Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito de Cuiabá – Deletran, de modo que seja respeitado o período de folga dos investigadores, que hoje cumprem horário de plantão acima do que dispõe a legislação.

Na verdade, segundo a presidente do Sinpol-MT, Edleusa Mesquita, esta é só a ponta de um iceberg dos demais problemas, que agravam cada vez mais as condições de trabalho impostas aos investigadores da Deletran.

Quando esta delegacia foi reativada, há cerca de cinco anos, deveria cuidar exclusivamente dos acidentes de trânsito ocorridos na circunscrição territorial de Cuiabá. Mas, desde então, ela acumulou também as atribuições de Várzea Grande, cuja delegacia de delitos de trânsito nunca foi instalada. Este problema, que seria passageiro, se arrasta desde 2013 e concorre para o acúmulo do serviço em Cuiabá.

Em seguida, há cerca de dois meses, veio a desativação da Delegacia de Livramento, agravando ainda mais a situação. As atribuições daquela delegacia, cuja área territorial é superior à soma das áreas de Cuiabá e Várzea Grande, também passaram a ser atendidas pela Deletran, em Cuiabá. Enquanto isso, o efetivo e os recursos materiais concebidos para atender Cuiabá permanecem os mesmos.

Acresce a isso o fato de os policiais da Deletran  terem uma metodologia de trabalho diferente, por cumprirem jornada principalmente na rua, dentro de viaturas, sem horário para se alimentarem, sem direito ao descanso, muitas vezes saindo da delegacia às 07:00 horas da manhã de um dia e só retornando às 07:00 horas da manhã do dia seguinte.

Para Edleusa Mesquita, esta é uma jornada muito desgastante, que acaba ofendendo a dignidade desses policiais. “É preciso melhorar não apenas a estrutura funcional da delegacia, mas em especial a estrutura física e emocional dos servidores.

A adoção de novas escalas de plantão deve ser seguida pelo aumento do efetivo da Deletran de Cuiabá e reabertura de Livramento. Uma dessas decisões já minoraria o problema, mas a situação do público atendido pela Deletran também carece de atenção. Seria importante abrir a Deletran de Várzea Grande e, também, reabrir a de Livramento, para que a comunidade volte a contar com uma unidade próxima e usufrua plenamente de seus direitos, disse ela.

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…