• novembro 13, 2018

SINPOL-MT: CUSTODIAR PRESO EM HOSPITAL NÃO É TAREFA DE INVESTIGADOR

SINPOL-MT: CUSTODIAR PRESO EM HOSPITAL NÃO É TAREFA DE INVESTIGADOR

Por meio de ofício, a diretoria do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de Mato Grosso – Sinpol-MT pediu aos secretários de Justiça e Direitos Humanos – Sejudh, Fausto José de Freitas, e de Segurança Pública, Gustavo Garcia, a revogação de uma portaria, que determina que o preso seja  custodiado por investigador de Polícia quando encaminhado a um hospital.

Custodiar preso em hospital não é função de investigador, segundo Edleusa Mesquita, presidente do Sinpol-MT, lembrando que, “depois de prender, comunicar o flagrante e entregar o preso ao Sistema Prisional, cessa a responsabilidade do investigador na ocorrência”.

Ela questionou a legalidade dessa portaria, com base na Lei 407, que em nenhum dispositivo impõe a responsabilidade da PJC em escoltar presos em hospitais depois da prisão em flagrante; lembrou a escassez do quadro de investigadores, e sugeriu que tal incumbência deve caber aos agentes penitenciários, conforme a LC 389/2010.

Edleusa Mesquita reclamou de uma resposta vaga do secretário da Sejudh, tanto no que diz respeito ao problema causado à categoria, quanto com referência à sugestão de revogação da portaria.

A sugestão dele foi de se levar a questão ao seu secretário adjunto, ou ao secretário de Segurança. “Se ele contribuiu para criar o problema”, de acordo com o entendimento de Edleusa, “cabe a ele dar uma resposta pertinente à nossa solicitação”.

A presidente do Sinpol-MT disse que não aceita queos  investigadores continuem custodiando  presos em ambiente hospitalar após a comunicação do flagrante, e frisou que aguarda ainda a manifestação oficial da Sesp.

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…