- fevereiro 25, 2019
SINPOL-MT DISCUTE APOSENTADORIA ESPECIAL PARA MULHERES
O Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de Mato Grosso – Sinpol-MT realizou hoje (25) uma reunião com as investigadoras sindicalizadas da ativa para uma discussão sobre a aposentadoria especial da mulher policial. Esta reunião foi convocada pela presidente do Sinpol-MT, Edleusa Mesquita, frente às dúvidas manifestadas por um grande número de mulheres.
Edleusa Mesquita informou às participantes que o sindicato mantém algumas ações sobre a aposentadoria especial da mulher em tramitação na Justiça, além de um processo de aposentadoria na Mato Grosso Previdência – MT Prev, todos pleiteando a aposentadoria especial para a mulher policial civil após 25 anos de serviços prestados.
Como hoje muito se fala da PEC da Previdência do Governo Federal, a chamada Reforma da Previdência, e por haverem muitas informações novas sobre o assunto, a diretoria do sindicato percebeu um grande interesse da categoria no tema. Havia também a necessidade das mulheres assinarem uma procuração ao Jurídico do Sinpol-MT para o andamento das ações judiciais individuais, conforme explicou a presidente.
A presidente informou que além da ação coletiva em andamento, serão impetradas ações individuais de aposentadoria por tempo de contribuição da policial civil mulher. Ela disse que o Sinpol-MT está alinhado com os demais sindicatos da Polícia Civil do Brasil para dialogar com a classe política de modo que nada seja aprovado de forma desigual entre as diversas categorias da segurança pública.
“Nós precisamos seguir o princípio da isonomia em relação a
aposentadoria especial para todos os membros da segurança pública”. Se for
aprovada uma aposentadoria diferenciada para outras instituições e não for
concedido o mesmo direito à Polícia Civil, a questão não estará sendo tratada
de forma isonômica, pontuou.