- junho 20, 2018
SINPOL-MT E ACADEPOL SÃO PARCEIROS EM CURSO DE MANUTENÇÃO DE ARMAS
Antes, o policial lotado no interior tinha que vir à Capital sempre que queria realizar um curso; hoje, é a Acadepol que vai aos municípios do interior para capacitar os policiais.
Esta é a característica mais importante do Curso de Manutenção de Armas, que acaba de ser realizado pela Academia da Polícia Civil de Mato Grosso – Acadepol em Rondonópolis (210 km de Cuiabá), segundo avaliação da presidente do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de Mato Grosso – Sinpol-MT, Edleusa Mesquita.
Ela atribuiu ao Delegado Carlos Fernando da Cunha Costa a responsabilidade por realizar uma gestão que chamou de “visionária” à frente da Acadepol. E afirmou que o delegado e sua equipe conseguiram formar uma equipe eficiente, inclusive para a realização de cursos como este, atendendo a um setor que ela considera carente de capacitações cada vez mais avançadas.
A presidente do Sinpol-MT garantiu ainda que a diretoria da entidade sempre será parceira em iniciativas semelhantes, “porque sabemos da necessidade dos policiais em conhecerem de manutenção de armas, que é um dos nossos instrumentos de trabalho que não pode falhar”, segundo frisou. E prometeu apoio na realização de novas etapas desse curso nas demais regionais.
Para o diretor da Acadepol, com a descentralização dos cursos, é possível atender aos policiais lotados em regiões distantes da capital, ampliar a possibilidade de participação de um maior número deles, evitar gastos com viagens e manutenção, e proporcionar uma qualificação ao policial em seu próprio local de trabalho.
Ele destaca também que a capacitação de policiais do interior evita que uma arma defeituosa tenha de ser encaminhada à capital, onde será analisada, e, em seguida, ser definido o defeito ou qual peça deva ser adquirida; o passo seguinte é esperar a peça chegar para a realização da substituição, para só então a arma ser devolvida à sua origem.
O delegado Carlos Cunha também considerou importante a parceria com o Sinpol-MT, que tem sido fundamental no trabalho de descentralização dos cursos, num momento em que o Governo não dispõe de recursos. “Se não fosse essa cooperação com o sindicato, nada disso estaria acontecendo”, admitiu.
Dos quatro cursos já realizados, este é o terceiro em municípios do interior. O próximo curso de manutenção de armas será realizado na capital, em data ainda a ser definida, destinado aos policiais da Diretoria Metropolitana, segundo informou.