• outubro 22, 2018

SINPOL-MT RECOMENDA DESATIVAR DELEGACIA DE GAÚCHA DO NORTE

SINPOL-MT RECOMENDA DESATIVAR DELEGACIA DE GAÚCHA DO NORTE

O município de Gaúcha do Norte, a 570 quilômetros a leste de Cuiabá, com cerca de 7 mil habitantes, registra um número reduzido de procedimentos policiais porque tem um baixo índice de criminalidade. Com esse porte, e com um destacamento da PM de oito policiais atuando na preservação da ordem pública, a cidade não precisa de uma Delegacia de Polícia, nos moldes da que existe hoje.

Ainda mais quando se sabe que o efetivo da Polícia Civil naquele município, com apenas três investigadores, é considerado abaixo do mínimo para o funcionamento de uma delegacia. A delegacia também não conta com escrivão, cujo trabalho é exercido por um investigador que exerce o papel de escrivão ad-hoc.

É essa a conclusão da presidente do Sinpol-MT, Edleusa Mesquita, que visitou Gaúcha do Norte esta semana, em companhia do vice-presidente, Gláucio Castañon. Esta visita faz parte da meta da diretoria de ir a todos os municípios, para verificar como se desenvolve o trabalho dos policiais civis e a efetividade do seu exercício.

Gláucio Castañon disse que para se manter uma delegacia funcionando com segurança orgânica são necessários no mínimo quatro investigadores, de modo a ter um plantonista por dia. Isso quer dizer que os três investigadores que atuam em Gaúcha do Norte estão com sobrecarga de trabalho.

Também pesa o fato de que quando são efetuadas prisões naquela cidade, os policiais têm que  conduzir os presos até Paranatinga ou, caso seja mulher, para Nova Xavantina, Primavera ou outra cidade.

A diretoria do sindicato está fazendo um levantamento, visitando as cidades mais distantes da capital e de acesso mais difícil, para ter um raio X da situação de cada uma, que lhe permita tomar as medidas necessárias.

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…