- julho 9, 2015
Siagespoc promove encontros em Rondonópolis e Alto Araguaia
Rondonópolis e Alto Araguaia recebem a segunda rodada de encontros do Fórum Estadual Investigador de Polícia
Os municípios de Rondonópolis e Alto Araguia sediam nesta quinta e sexta-feira (09 e 10/07), respectivamente, os encontros que o Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso, o Siagespoc, está promovendo com o objetivo de discutir a situação de trabalho dos Investigadores de Polícia no estado. Os encontros integram o Fórum Estadual Investigador de Polícia.
Durante o evento serão debatidas as atuais condições de trabalho dos investigadores. O Sindicato quer ouvir os anseios dos profissionais, suas queixas, reivindicações, as dificuldades no trabalho, as expectativas em relação a carreira, entre outros assuntos. Cada município receberá os policiais que atuam nas cidades que compõem a regional.
Vários temas serão discutidos, entre eles o número baixo no efetivo da Polícia Civil, mesmo com a entrada de novos policiais anunciada pelo Governo do Estado, a falta de infraestrutura de trabalho, o não cumprimento de de algumas leis, entre outros temas.
O número reduzido de investigadores de polícia no estado acarreta vários problemas, entre eles o excesso de trabalho por parte dos profissionais, dificuldades para realizar as investigações, e para a sociedade a demora em concluir inquéritos ou se chegar aos autores dos crimes.
Atualmente, Mato Grosso conta com aproximadamente 2.000 investigadores de polícia, incluindo os 300 que estão saindo da Academia de Polícia e que serão incorporados a Polícia Civil a partir de agosto. O ideal para o estado, de acordo com o Sindicato, é que este número seja o dobro.
“Temos várias cidades sem nenhum investigador e situações em que o policial não tem autorização do delegado para tirar férias, porque não existe outro para ficar no lugar dele”, conta o presidente do Siagespoc, Cledison Gonçalves da Silva.
Os encontros começaram no dia 02 de julho em Cáceres e em seguida, 03 de julho, foi a fez de Pontes e Lacerda. Ao todo serão 15 encontros, cobrindo todas as regiões de Mato Grosso. O último será em Cuiabá, em outubro.
“Este é o primeiro momento, depois dos encontros, vamos encaminhar um relatório completo, um verdadeiro mapa da situação, ao governador, ao secretário de Segurança Pública e ao diretor da Polícia Civil. Depois queremos ouvir prefeitos, promotores, juízes e presidentes dos conselhos de segurança sobre a situação dos municípios, quais as necessidades e o que eles querem”, diz Cledison.
Também serão realizados eventos em Peixoto de Azevedo (22/07), Alta Floresta (23/07), Sinop (24/07), Tangará da Serra (06/08), Diamantino (07/08), Primavera do Leste (20/08), Barra do Garças (21/08), Confresa (03/09), Água Boa (04/09) e Juína (18/09). Em Cuiabá e Várzea Grande, o encontro será em 02 de outubro.
Direitos Policiais terão a oportunidade de expor o dia a dia da da profissão Fonte: Assessoria
Edição: Assessoria
Crédito Imagens: Siagespoc