- fevereiro 15, 2022
Bustamante recebe sindicatos da Polícia Civil; reestruturação de carreiras vai ser discutida com Mauro Carvalho
Investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso decidiram adiar a reunião que fariam nesta terça-feira (15), à partir das 14 horas, em frente à sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SES). Os sindicatos que representam as categorias tomaram a decisão depois de se reunirem ontem (14) com o secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre Bustamante. Ele se comprometeu em agendar o mais rápido possível uma reunião com o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho.
Investigadores e escrivães haviam marcado a reunião conjunta para discutirem o início de uma operação “Cumpra-se a Lei”, onde passariam a executar somente os serviços determinados pela Lei Orgânica da PJC (LC 407/2010) e do Código de Processo Penal, o que poderia comprometer o andamento das investigações policiais e a formalização de inquéritos policiais, pois atualmente, investigadores e escrivães se desdobram para suprir a demanda, trabalhando muito além da carga horária prevista em lei e executando tarefas que não estão previstas nas suas atribuições.
A mobilização ocorre porque as categorias estão há dois anos discutindo com os comandos da Polícia Civil e da SESP um plano de reestruturação de cargos e carreiras, emperrado agora na burocracia do governo.
As ações vem sendo coordenadas em conjunto entre os sindicatos dos Investigadores da Polícia Civill (Sinpol) e dos Escrivães (Sindepojuc).