• julho 23, 2019

SINDICATO DOS INVESTIGADORES COBRA GESTÃO DA SSP-MT SOBRE AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA

SINDICATO DOS INVESTIGADORES COBRA GESTÃO DA SSP-MT SOBRE AUDIÊNCIA DE CUSTÓDIA

Em ofício enviado ao Secretário de Segurança Pública-SSP-MT, Alexandre Bustamante, a diretoria do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de Mato Grosso – Sinpol-MT faz cobrança sobre o desvio irregular de função imposto a investigadores, irregularidade esta que tem sido verificada em todas as regionais. O Sinpol-MT alega que esta prática penaliza o investigador e pede providências para acabar com esta situação, que define com um problema de gestão.

A presidente do Sinpol-MT, Edleusa Mesquita, apontou, após constatação in loco, que os principais problemas são o desvio de função na guarda de presos em delegacias, a condução e segurança de presos em audiência de custódia e, após a audiência de custódia, a condução do preso para cadeias ou presídios. Nenhuma dessas funções, segundo explicou, é atribuição dos investigadores.

Ela citou textualmente a Lei Complementar 389, de 31.03.2010, no artigo 8º, inciso XV, onde consta como atribuição: dos agentes do Sistema Penitenciário: “Realizar escolta armada, em cumprimento às requisições das autoridades competentes e nos apoios a atendimento interno, hospitalar e saídas autorizadas”; e inciso XVI, “Realizar escolta armada nas transferências  entre estabelecimentos penais, intermunicipais e interestaduais”. E destacou que na Lei Complementar 407/2010, o artigo 116, que define as funções privativas do investigador de Polícia, não consta tais atribuições.

Por fim, o documento solicita que seja encaminhado pedido à Procuradoria Geral do Estado  para que se manifeste sobre o assunto, de modo que esta ilegalidade seja regularizada pela Secretaria de Segurança Pública, Polícia Judiciária Civil e Sistema Penitenciário, para o fiel cumprimento das funções institucionais e das atribuições dos cargos previstas em lei.

Leia a íntegra do ofício:

 

OFÍCIO 152

Notícias Relacionados

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

Sindicatos discutem com vice-governador “atribuições” e nova Lei Orgânica

  Em reunião nesta terça-feira (15) com o vice-governador, Otaviano Pivetta, e o delegado-geral adjunto da…
Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza ações

Sindicatos de investigadores e de escrivães lançam campanha de valorização em MT; nova lei orgânica moderniza…

  Os sindicatos que representam investigadores e escrivães da Polícia Civil de Mato Grosso lançam essa…
Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

Delegada geral destaca ações de entidades em avanços na Polícia Civil

  A delegada-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Daniela Maidel, reconheceu o trabalho realizado pelas…