- dezembro 2, 2019
Sinpol-MT promove palestra sobre a Reforma da Previdência
O Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de Mato Grosso irá promover, nesta terça-feira (3), às 16h30, mais uma palestra para discutir a Reforma da Previdência de Mato Grosso. O objetivo é sanar todas as dúvidas dos filiados acerca da aposentadoria dos policiais civis em Mato Grosso, bem como traçar propostas para levar ao Governo antes do envio da nova lei para aprovação pela Assembleia Legislativa.
A palestra será ministrada pelo advogado e consultor jurídico do MTPrev, Bruno Sá Freire Martins, e será realizada na sede do Sinpol-MT. O evento será transmitido, ao vivo, pela internet para todas as subsedes.
O atual da PEC 06/2019 que o governo de Mato Grosso pretende seguir impõe idade mínima 55 anos para aposentadoria dos policiais civis. Além disso, acaba com a paridade e integralidade dos salários para policiais que entram para PJC após 2013. Também define regras consideradas injustas para pensões em caso de morte natural e morte em serviço, o que vai de encontro aos interesses dos investigadores de polícia civil.
“A transição nos obriga a trabalhar cerca de 8 anos a mais para que consigamos nos aposentar. Além disso, a PEC 06/2019 retira o direito da integralidade dos salários e da paridade nos reajustes quando estivermos aposentados, diferente do que definiu o governo federal em relação aos militares das forças armadas. Também sugere redução de até 50% no valor das pensões em caso de morte natural, o que não é nada justo. Esta palestra vai nos ajudar a montar estratégias para proposição ao governador. Queremos que as regras vigentes sejam mantidas para todos os policias civis”, explicou Edleusa Mesquita, presidente do Sinpol-MT.