• fevereiro 11, 2020

Subsede discute nova Lei de Abuso de Autoridade

Subsede discute nova Lei de Abuso de Autoridade

Policiais das forças de segurança da regional de Cáceres participam nesta quinta-feira (13.02) de uma palestra sobre a Lei 13.869/2019 – Nova Lei de Abuso de Autoridade, com o delegado Marcel Gomes de Oliveira, integrante da equipe da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa de Cuiabá (DHPP).

A palestra é promovida pela subsede de Cáceres do Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de Mato Grosso (Sinpol-MT) em parceria com a Delegacia Regional da Polícia Civil de Cáceres e será realizada no auditório do Cefapro (Rua Saracura – Bairro Maracanãzinho), a partir das 14h.

“Considerando tratar-se de um tema atual que norteia todas as ações das forças de segurança, é importante que todos os policiais civis (delegados, investigadores e escrivães), tanto da ativa quanto aposentados, tenham conhecimento e noção das novas implicações na nossa atuação. Por isso, nós da diretoria da subsede do Sinpol-MT, em Cáceres, em parceria com a Delegacia Regional, decidimos promover esta palestra para nossos policiais”, explicou o diretor, Sérgio Mário Pereira.

A nova Lei torna passíveis de punição práticas comuns realizadas no passado, com a decretação de condução coercitiva de testemunhas ou investigados antes de intimação judicial; a interceptação de comunicações telefônicas, informáticas e telemáticas ou a quebra de segredo de Justiça sem autorização judicial.

A legislação anterior, existente desde 1965, visava exclusivamente o poder Executivo. Agora, membros do Legislativo e Judiciário, do Ministério Público, de tribunais ou conselhos de contas também podem ser alvos de penalidades. A lei prevê medidas administrativas (perda ou afastamento do cargo), cíveis (indenização) e penais (detenção, prestação de serviços ou penas restritivas de direitos). As penas podem chegar até quatro anos de reclusão.

Notícias Relacionados

Governo desconta contribuição previdenciária de forma indevida dos servidores de MT

Governo desconta contribuição previdenciária de forma indevida dos servidores de MT

O pagamento do adiantamento da primeira parcela do 13º salário dos servidores efetivos de Mato Grosso,…
SINPOL garante na Justiça o recebimento de EPI’s e a realização de Testes de Covid-19

SINPOL garante na Justiça o recebimento de EPI’s e a realização de Testes de Covid-19

O SINPOL-MT em ação patrocinada pelos advogados Camila Coelho, Claudio Farág e Felipe Teixeira Vieira, ajuizou…