- março 10, 2020
Atendimento psicológico para sindicalizados e dependentes
A cada dia que passa aumenta o número de pessoas vítimas de doenças como depressão, síndrome do pânico e dos transtornos de ansiedade. A correria do dia-a-dia e o estresse de algumas atividades profissionais, como às voltadas à segurança pública, estão entre as principais causas destes problemas.
Pensando nisso, o Sindicato dos Investigadores de Polícia do Estado de Mato grosso (Sinpol-MT), tem efetivado parcerias com psicólogos em todo o estado para fornecer atendimento médico e psicológico a seus sindicalizados. Em Barra do Garças, por exemplo, a diretoria da subsede mantém convênio com a uma clínica que atende nossos sindicalizados (ativa e aposentados) e dependentes.
“Trabalhamos numa profissão de risco que além do estresse pode trazer traumas decorrentes da própria atividade profissional. Lidamos com uma infinidade de situações e crimes que, queiramos ou não, acabam abalando nosso psicológico. Portanto, poder contar com o apoio de psicólogo ajuda, e muito, a fortalecer a mente trazendo equilíbrio para que saibamos separar o lado profissional do pessoal e do familiar permitindo uma convivência saudável entre colegas de trabalho, sociedade e familiares. Por isso, nosso sindicato se preocupou em trazer este atendimento aos sindicalizados”, disse Abel Cesar Silva França, diretor da subsede.
A assistência psicológica é prestada pelo Sinpol-MT em todo o estado. Em Cuiabá, por exemplo, a diretoria do sindicato convidou a psicóloga Larissa Slhessarenko para uma palestra durante a Semana da Mulher onde a profissional falou sobre Ansiedade e Depressão.
“A ansiedade é aquela pressa de fazer tudo ao mesmo tempo, de querer antecipar o que estar por vir, de não se desligar nunca. Isso nos faz muito mal. Precisamos viver cada minuto de maneira que valha a lembrança. Somos seres em construção e às vezes precisamos reformar o que estamos construindo dentro de nós mesmos; não há porque ter pressa. A ansiedade traz a insônia, os medos (fobias) o estresse e as doenças do coração. Precisamos parar, respirar, olhar pra dentro e procurar ajuda. A mudança está dentro de cada um de nós”, explicou.
Sobre a depressão, Larissa explicou que trata-se de é uma doença séria, mas muito comum, que afeta negativamente como a pessoa se sente, pensa e age. Mas que felizmente, também tem cura.
“A depressão provoca sentimentos de tristeza e/ou perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazer. Pode levar a uma variedade de problemas emocionais e físicos, além de diminuir a capacidade de uma pessoa manter suas atividades normais no trabalho e em casa. A doença precisa ser tratada e o apoio familiar aliado à terapia é o primeiro passo”, explicou.
“Todos sabemos que os problemas psicológicos afetam nossa vida em todos os campos. Se não estamos bem em casa, não estaremos bem no nosso local de trabalho e no desempenho de nossas funções, e vice-versa. Portanto, o acompanhamento psicológico é fundamental para que possamos manter a mente sã porque se assim estivermos estaremos prontos para viver a vida de forma leve e agradável, seja no ambiente de trabalho ou entre amigos e familiares. Nosso sindicato sempre se preocupou em oferecer aos associados e dependentes toda a estrutura jurídica, social e comportamental através de parcerias que têm se mostrado muito eficientes”, explicou Edleusa Mesquita, presidente do Sinpol-MT.
Os investigadores interessados no atendimento psicológico em Barra do Garças e região devem entrar em contato com a diretoria da subsede para maiores informações.